segunda-feira, 5 de março de 2012

Caramelos

Este fim de semana, fui até Elvas, cidade da minha família materna, desde que me lembro de ser gente, que tenho um contacto muito forte com essa cidade, e como não podia deixar de ser, fui até Badajoz, essa cidade lendária que associamos sempre aos caramelos.
Quando era miúda, e ainda havia os 3 meses de férias de verão da escola, eu e a minha irmã, íamos com a minha avó passar sempre uns dias até Elvas, e isso implicava ir sempre até às compras a Badajoz, antes de irmos, os meus pais tinham de ir ao notário e escrever numa folha de papel azul de 25 linhas (assim eram chamadas) em como autorizavam a saída das filhas para fora de Portugal, hoje em dia ir a Badajoz não tem qualquer importância, mas à 30 anos atrás, em que viajar era apenas privilégio de alguns, Badajoz parecia-me Paris, e eu sentia-me importante pois ia até ao estrangeiro, a uma cidade em que falavam uma língua estranha.
Tudo começava quando tínhamos de passar a fronteira do Caia, e tínhamos de parar,mostrar os documentos, ainda nem tinha BI e era a Cédula de nascimento e a autorização dos pais.
Chegados a Badajoz, íamos até às Galerias Preciados (ainda não havia o Corte Inglês), e comprava-se a água de colónia Fá, que vinha em frascos de 1 litro e o gel de banho, as latas de mélocoton (nunca se dizia pêssego), os chocolates e claro os caramelos esses rebuçados míticos.
E toda aquela cidade para mim era linda, em que eu sonhava que os meus pais compravam lá uma casa com uma varanda com um toldo, e eu podia ir para lá passar as minhas férias. Hoje em dia ao olhar para aquela cidade, acho-a escura, feia sem qualquer tipo de atracção, se antigamente adorava ir lá passar as minhas tardes em vez de ficar em Elvas, hoje é ao contrário, adoro ficar a passear em Elvas, tomar um café na Praça da República e apreciar os encantos da cidade, e a única razão que me faz deslocar a Badajoz é para abastecer o carro.

7 comentários:

  1. É que nem se compara. Elvas é uma cidade muito mais bonita. Ou Estremoz. Soube-se recuperar muito património.
    Badajoz pouco encanto tem (ou nenhum). Mas quando somos crianças os nossos olhos são diferentes, damos importância a outras coisas. Ainda assim, até há uns tempos, dava jeito ir ao outro lado da fronteira fazer compras...

    ResponderEliminar
  2. Realmente, a inocência infantil faz com que vejamos encanto mesmo onde ele não existe.

    ResponderEliminar
  3. Engraçado que nunca fui a Badajoz, embora já estivesse em Elvas. Normalmente de passagem para Espanha, em viagens mais longas. Mas nunca faltavam os tais caramelos (dos quais por acaso nem gostava muito), pois toda a gente que lá ia trazia um pacote para as meninas - para mim e para a minha irmã, leia-se! :)

    ResponderEliminar
  4. Vic,

    Realmente o Alentejo é espectacular, não dispenso uns dias de férias todos os anos, por aquelas bandas, tem sítios magníficos.

    S*,

    O mundo visto pelos olhos de uma criança é sempre diferente do que é visto pelos dos adultos.

    Aflito,

    Nem um caramelo de amostra.

    Tété,

    Não perdes nada em não conhecer Badajoz, quanto aos caramelos nunca mais comi, provavelmente já nem gosto.

    ResponderEliminar
  5. Viva o Alentejo!! Tenho memórias muito parecidas.

    ResponderEliminar
  6. Alexandra,

    O Alentejo é mesmo amazing!

    ResponderEliminar