quarta-feira, 6 de junho de 2012

Coisas que não entendo


Ontem à noite estava numa de zapping televisivo e fui parar o canal National Geographic e estava a dar um programa que de tão absurdo conseguiu prender-me a atenção, então eram pequenas histórias de pessoas que vivem vidas duplas, mas não no sentido do adultério, vi 3 casos e o primeiro era:


- Uma cientista na área da química bastante bem sucedida e que andava com uns aparelhos na perna e de cadeira de rodas, até aqui tudo normal, mas o que se passava era que a dita senhora não era paraplégica e podia perfeitamente andar mas o seu sonho e só achava que era verdadeiramente feliz se fosse paraplégica então perante os colegas e amigos andava de cadeira de rodas e ninguém suspeitava que ela pudesse andar e vibrava ao falar dos aparelhos e cadeiras de rodas que possuía, mas depois o que era completamente estúpido é que a criatura adorava fazer caminhadas pela montanha, o médico dizia que ela sofria de um síndrome qualquer para mim de estupidite aguda, mas o mais grave e o que me deixou perfeitamente sem reacção era que ela queria ser operada para ficar verdadeiramente sem andar, mas nenhum médico nos EUA aceita em fazer essa operação.


o 2º Caso


- Um publicitário com várias empresas e com sucesso, casado, já na casa dos 60 anos, tirava uns meses por ano para viver como um sem abrigo, então deambulava pelo país claro que também nos EUA, ainda dizem que o Entroncamento é que é a terra dos fenómenos, vivia nas ruas, comia do lixo, convivia com os outros sem abrigo e passado um tempo voltava para casa, o homem devia gostar de emoções fortes mas podia arranjar umas actividades radicais agora viver mal mesmo que seja por pouco tempo, causa-me estranheza.




o 3º Caso


- Um rapaz de 24 anos típico nerd, estudante, tímido só se conseguia soltar e sentir-se verdadeiramente feliz quando "encarnava" um gato, então tinha um fato completo de gato bem peludinho e tal como ele já existe uma comunidade em que se juntam todos mascarados e são felizes assim, pensei que isto já não era nenhuma novidade já à muitos anos no Brasil o Tony Ramos também tem esta paranóia e mascara-se de peludinho.




Sinceramente duvidei destas histórias mas como era no National Geographic dei o benefício da dúvida, são coisas que não entendo, mas a que me fez mais confusão foi a primeira, as outras duas ainda passam e cada um tem as suas manias, mas fingir e desejar ser paraplégica não consigo entender transcende tudo de racional e não consigo arranjar uma única explicação lógica.

11 comentários:

  1. O cérebro humano às vezes...
    Também me pergunto até que ponto é que estes comportamentos são mesmo genuínos. Se forem, do mal o menos, não estão a enganar ninguém.
    Essa do gato até serviu de ideia para um episódio do CSI, se não me engano. Se não foi do CSI foi do Castle, já me baralho um bocado.
    Há-de haver uma data de 'estados psicológicos/psicóticos' (à falta do termo correcto) que nem nos passa pela cabeça...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também achei estranho mas há pessoas com paranóias e manias que nem nos passa pela cabeça.

      Eliminar
  2. Eu acho que deve haver aí alguma teatralidade misturada com um bocado de maluquice, Rainha. O facto de ser o National, nào lhe dá credibilidade extra. E há malucos para tudo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também desconfiei, acho que era demasiado irreal, mas fui das tótós que apesar de não acreditar papei o programa :)

      Eliminar
  3. Há coisas que não têm nenhuma explicação racional ou lógica. Mas essa do clube dos gajos que sonham ser um bicho e se reúnem mascarados não sei onde, já tinha visto num episódio do CSI. Quer dizer, esses pelo menos não são ficção... :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como não costumava ver o CSI para mim foi novidade, mas achei estranho as outras duas situações, mas como diz o ditado cada cabeça sua sentença.

      Eliminar
  4. Eu vi esse caso, da maluca que queria andar de cadeira de rodas... é de pessoa louca, mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Há anos vi um programa em que pessoas fisicamente normais se faziam mutilar .

    Penso que é um desequilíbrio profundo e estranho .

    Uma serena noite,.

    ResponderEliminar
  6. Em relação ao primeiro caso, é uma espécie de Síndrome de Munchausen levado ao extremo.
    Já acompanhei uma adolescente que "queria" ter uma doença e queixava-se e submetia-se aos exames mais intrusivos (sim, tipo colonoscopias, dos quais falava com afã) que se possam imaginar. Parecia (e era mesmoo!) que só estava bem em contexto hospitalar!! Chegou a fazer uma cirurgia em branco ao apêndice (ou seja, fizeram cirurgia, viram que estava tudo bem, apesar das queixas dela serem todas no sentido de se tratar de uma apendicite, e voltaram a fechar!). Enfim :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente a mente é uma coisa muito complexa, obrigada pela tua explicação técnica :)

      Eliminar