sexta-feira, 11 de maio de 2012

Província

Moro na província, mais propriamente em Tomar é uma cidade simpática quem a visita diz que é uma cidade linda, com o seu jardim o rio que passa na cidade e claro o famoso Convento de Cristo e a sua conhecida janela do Capítulo.
Gosto de viver aqui, indo a pé em 5 minutos estou no centro da cidade, só há pouco tempo é que colocaram parquímetros e não foi na cidade toda apenas num pequeno estacionamento (não temos os Peter Pan da Emel a chatear), andamos sem qualquer problema e a qualquer hora na rua, mas como em todas as cidade da província sentimos falta de certas coisas que existem na dita cidade grande, o cinema por aqui é uma desgraça os filmes chegam quase com um mês de atraso e só temos uma sala que na sua melhor lotação chega a ter 10 gatos pingados,  (o bom é que não existem pipocas), não temos centro comercial e as lojas do comércio são uma desgraça, se quero comprar alguma coisa de jeito vou até Lisboa. Tomar perdeu-se no tempo e estagnou as poucas empresas ou quase nenhumas que existem estão a fechar ou a viver dias muito difíceis, a maior parte dos jovens que vai estudar para fora não volta à cidade o que antes não acontecia.
Mas também tem aspectos bastante positivos, não temos stress de trânsito, arranjamos sempre sítio para estacionar, consigo sair de casa e se por acaso me esquecer da carteira, posso perfeitamente tomar café, almoçar ou jantar ir ao supermercado, farmácia e passar a pagar mais tarde, como é um sítio pequeno as pessoas conhecem-se e quem vem de fora acha piada nós andarmos na rua e cumprimentarmos quase toda a gente, há sempre alguém conhecido em qualquer lado, apesar de gostar deste lado mais familiar, por vezes também me aborrece, sentirmo-nos anónimos também não é mau, lembro-me de quando vivia em Lisboa e era apenas mais uma, acho que houve vizinhos que nunca me cruzei e nem faziam a mínima ideia de quem eu era, às vezes também é bom.
O que mais sinto falta da cidade grande são as opções em termos culturais, um teatro, exposição, concerto são coisas que só esporadicamente passam por cá o que por vezes torna a nossa vivência aqui um pouco limitada e sentimos necessidade de espairecer para não embrutecermos, mas como estamos apenas a 1h30m de Lisboa é pegar no carro e zarpar daqui.
Mas apesar de tudo, gosto de viver aqui.

16 comentários:

  1. O que mais gosto da tua terra são as praias.... :))))))

    ResponderEliminar
  2. Gosto de Tomar , mas viver...acho que não.

    Todas as situações - com as idades - t~em vantagens e desvantagens: é pena quando as dasventagens sumplantam as coisas agradáveis, Se não for o caso, então continue.

    Um bom final de semaan

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As vantagens são bem maiores, por isso vou continuar, mas como nada é eterno e em tempos conturbados como estes nunca sabemos o que o futuro nos reserva.

      Eliminar
  3. Estive o ano passado em Tomar e gostei bastante. Vinha de férias e não me apeteceu ir logo para casa. Passei o almoço e grande parte da tarde a passear pelo centro. Fiz questão de procurar e visitar a sinagoga. Para além de que se come bastante bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Sinagoga é um ponto obrigatório, apesar de muitos turistas que cá vêm apenas visitam o convento e muitas vezes nem ao centro vão. Ainda bem que gostaste, é um sítio bastante simpático.

      Eliminar
  4. Eu também moro na província, com a diferença que em 15 minutos de carro estou numa cidade com tudo o quer preciso. Mas o que mais prazer me dá é sair de casa de 10 minutos antes da hora de trabalho e ainda parar para o pequeno-almoço (pronto, exagerei, chego só um bocado atrasada ao trabalho, porque gosto de beber a meia de leite com calma)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também já trabalhei a 5 minutos do emprego e mesmo assim chegava sempre atrasada.

      Eliminar
  5. Aqui tão perto e conheço tão mal Tomar. Lembro-me de ir lá uma vez, numa excursão em miúda, e não me pareceu tão linda assim - e não, não estou a dizer mal da tua cidade, acontece que nesse dia estava a chover e as ruas estavam em obras de canalizações ou coisa, de modo que o que me lembro mais é da muita lama que existia por todo o lado!

    Ah, e claro também já fui para a zona, a um ou outro restaurante, em combinação com amigos. Curioso que o meu filho conhece melhor Tomar, porque um grande amigo tem lá casa (o pai) e de vez em quando convida-o para ir lá passar uns dias... :)

    Mas também tenho saudades de quando Lisboa, ou melhor dizendo, Benfica, dava essa sensação de se viver numa aldeia, onde toda a gente se conhecia. E sabia da vida uns dos outros, o que nem sempre era tão vantajoso, porque gente metediça sempre existiu e existe. Mas agora vivo no mesmo prédio vai para 17 anos e há vizinhos que não sei quem são. Mais, o meu vizinho de baixo, do qual até sabia o nome e com quem conversei algumas vezes, morreu e só soube uns 3 meses depois. Dos cinemas, sim, ia sentir muita falta, mas dos centros comerciais nem por isso! Resumindo, como tu mesma dizes, viver numa cidade pequena em vantagens e desvantagens... :)

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teté,

      Agora já não há obras, tens de cá vir e ver a cidade para ficares com outra ideia. Que coincidência o teu filho perder-se aqui por estes lados, o mundo é mesmo pequeno.
      O cinema faz mesmo falta, de centros comerciais não sou nada fã e dispenso mas como não temos um comércio tradicional à altura, muitas vezes damos por nós a pedir um CC.

      Eliminar
  6. Tomar é uma cidade bonita. Gosto. Pena a situação que descreves das empresas. Mas em relação a restaurantes, estão bem servidos :). Se estivesse um pouco mais perto de um grande centro, seria o ideal para se viver. Mas é a lei das compensações, Rainha, tem coisas boas e outras mens boas. Tal como Lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas fazendo um balanço, gosto de viver cá, só tenho mesmo pena da situação da cidade.

      Eliminar
  7. Também moro numa cidade mais pequena e sinto falta dos cinemaS, e não das 4 salas de cinema. Sinto saudades dos inúmeros restaurantes do Porto, dos bares, dos cafés super "in", das ruas cheias de gente. Mas aqui tenho uma qualidade de vida incomparável... a 10 minutos a pé do trabalho, almoço em casa da mãe, estou a 2 minutos a pé do trabalho da mãe, da mana, do tio... estou ao pé de tudo. A cidade é calma, limpa, com uma beleza tranquila.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente aqui temos uma qualidade de vida espectacular, o ideal é de vez em quando irmos espairecer.

      Eliminar
  8. Sou fascinada por Tomar, não sei porquê há muitos anos numa visita de estudo(de comboio desde Vila MEÃ - Amarante ) cheguei saí da estação fui até à praça e senti - é aqui, só depois: almocei no jardim, visitei o convento ... Não sei bem o que aquele - é aqui queria dizer mas se puder escolher, um dia vou morar aí!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que coincidência, mas sabes que conheço muitas pessoas de fora que vieram para aqui estudar ou trabalhar e já não querem sair daqui, dizem que esta cidade tem qualquer coisa. Tens de cá vir novamente.

      Eliminar